novas tecnologias que surgem a cada dia, é comum a instalação de sistemas de cabos que interligam redes de computadores de forma improvisada. Muitas vezes, essas ligações são feitas sem que haja o mínimo planejamento e observação de técnicas específicas e, a má estruturação do cabeamento representa 70% dos problemas que costumam ocorrer nas redes de computadores.

No Brasil, a maioria das empresas não investe no sistema de cabeamento estruturado e não possui um projeto para uma futura expansão do parque tecnológico. O cabeamento estruturado surgiu com a solução para a expansão dos serviços de telecomunicações.

O que é Cabeamento Estruturado?

O sistema de cabeamento estruturado foi construído para permitir o tráfego de todos os tipos de sinais elétricos (áudio, vídeo ou dados de telefonia). Esse sistema baseia-se na padronização de interfaces e meios de transmissão, de maneira que o cabeamento seja independente ao design do ambiente. 

O cabeamento estruturado permite mudanças, manutenções e implementações de maneira bastante rápida, segura, eficiente e controlada. Tanto que é obrigatório seguir o padrão de identificação elaborado para administrar e documentar qualquer mudança de ocupação em um edifício comercial. O objetivo da padronização é evitar erros ou dúvidas relativas aos cabos, tomadas e posição de usuários.

O sistema de cabeamento estruturado é instalado por baixo de pisos, canaletas, dutos, dentre outros. A vida útil deste sistema, se bem construído, é de no mínimo 10 anos. Esse período equivale à média da vida útil de ambientes comerciais.