Os Bancos de Capacitores são constituídos de várias unidades capacitivas monofásicas, atendendo a cargas ou centro de cargas com necessidade de grande valor de potência reativa. São indicados para aplicação em corrente alternada, projetados para operarem em regime de correção de fator de potência individual, em grupo, central ou combinado.

Podem ser fornecidos nas tensões entre 220 e 535Vac.

Banco de Capacitor Fixo

São montados em caixa de aço com pintura eletrostática a pó e permitem fixação horizontal ou vertical. Podem ser fornecidos com chave seccionadora e/ou contator. A tampa removível possibilita manutenção individual de cada unidade capacitiva. Possuem conectores para ligação e resistores de descarga.

Banco de Capacitor para Correção Local de Motores

Bancos de Capacitores para correção local do fator de potência em motores AC. Possuem seccionadora tripolar tipo NH com fusível de ação retardado, contator tripolar com resistência de pré-inserção, temporizador com retardo na desernegização e capacitores à prova de explosão. Maior durabilidade, menor custo com manutenção e maior segurança.

Banco de Capacitor Semi-Automático

Com programador horário para ligamento e desligamento do banco. São construídos com proteção geral e/ou individual para cada estágio. Os estágios são acionados em sequência com retardo de 30 seg. Fornecidos com tampa.

Banco de Capacitor Automático

Efetuam manobra automática dos capacitores em função da falta ou excesso de potência reativa no sistema, utilizando controladores automáticos de fator de potência microprocessados. São seguros contra toques acidentais. Possuem proteção geral para o banco e proteção individual para cada estágio.