A termografia é genericamente definida como a técnica de sensoriamento remoto que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica de um componente, equipamento ou processo, a partir da radiação infravermelha.

Através dessa tecnologia é possível detectar em estágio inicial, processos de falha gerados por anomalias térmicas em um determinado componente antes que ocorra interrupção de funcionamento dos equipamentos, podendo classificar e quantificar.

Campos de Aplicação:

Equipamentos e Sistemas Elétricos:

A inspeção termográfica em sistemas elétricos identifica problemas causados por anomalias térmicas devido à relação corrente/resistência dos componentes, geralmente causadas por deficiências de contato.

 

Equipamentos Mecânicos Dinâmicos:

Quando utilizada em equipamentos mecânicos permite identificar problemas causados pelo atrito entre peças devido à lubrificação deficiente ou inadequada, desalinhamento de eixos pelo aquecimento nos dispositivos de acoplamento

 

Equipamentos Mecânicos Estáticos:

A Termografia realizada em equipamentos estáticos busca basicamente a identificação em superfícies de regiões onde exista deficiência de isolamento térmico. As falhas dos equipamentos através da detecção de radiação infravermelha. Essa radiação é emitida pelas variações de temperatura dos objetos, formando imagens térmicas que auxiliam na prevenção de defeitos e interrupções dos processos produtivos, permitindo uma programação de manutenção, minimizando mão-de-obra e recursos envolvidos.

A análise termográfica pode evitar tais despesas e infortúnios através da inspeção periódica, mantendo sob controle a empresa com inúmeros benefícios, aumentando a vida útil dos componentes sendo ela empresa de grande, médio ou pequeno porte.